Informações práticas, atualizadas, concisas e com base científica para profissionais de saúde sobre as principais áreas de saúde e nutrição pediátricas.

Filter by nutrition topic

Os oligossacarídeos do leite materno (HMOs, de human milk oligosaccharides) são açúcares complexos (carboidratos) que representam o terceiro componente mais abundante do leite humano depois da lactose e dos lipídios. Foram identificados, até o momento, mais de 150 HMOs, com estruturas distintas, e um número cada vez maior de evidências indica fortes relações entre estrutura e função – ou seja, HMOs diferentes exercem funções diferentes.

Novas técnicas são exploradas no universo do leite materno e revelam o escopo da influência desse alimento no crescimento e na maturação infantil. Entretanto, quanto mais sabemos, menos entendemos, e devemos estar sempre atentos às novas pistas, veja o comentário na íntegra do Dr. J. Bruce German sobre o assunto.

Olle Hernell, da Universidade de Umeå, analisou as evidências clínicas do papel dos concentrados de MFGM e seus desfechos nos lactentes alimentados com fórmula infantil. Norbert Sprenger, do Nestlé Research Center, focou no terceiro maior componente sólido do leite materno: os oligossacarídeos do leite humano (HMOs, na sigla em inglês), confira o conteúdo na íntegra baixando o arquivo.