Informações práticas, atualizadas, concisas e com base científica para profissionais de saúde sobre as principais áreas de saúde e nutrição pediátricas.
A má nutrição em crianças ainda é um problema em todo o mundo. Os últimos dados a UNICEF revelam que quase a metade de todas as mortes de crianças com menos de 5 anos de idade pode ser atribuída à subnutrição.
Os oligossacarídeos do leite materno (HMOs, de human milk oligosaccharides) são açúcares complexos (carboidratos) que representam o terceiro componente mais abundante do leite humano depois da lactose e dos lipídios. Foram identificados, até o momento, mais de 150 HMOs, com estruturas distintas, e um número cada vez maior de evidências indica fortes relações entre estrutura e função – ou seja, HMOs diferentes exercem funções diferentes.
A educação nutricional é um deficit comum na base curricular da maioria das faculdades de medicina. Martin Kohlmeier (Universidade da Corolina do Norte em Chapel Hill) descreveu o projeto Nutrição em medicina como forma de suprir essa deficiência.
A melhora dos padrões de alimentação e do estilo de vida, além da redução da obesidade, requer não apenas a mudança dos comportamentos individuais como também do ambiente e das condições sociais nas quais as pessoas vivem, fazem escolhas e se alimentam.
Novas técnicas são exploradas no universo do leite materno e revelam o escopo da influência desse alimento no crescimento e na maturação infantil. Entretanto, quanto mais sabemos, menos entendemos, e devemos estar sempre atentos às novas pistas, veja o comentário na íntegra do Dr. J. Bruce German sobre o assunto.
Ruth Lawrence, da Faculdade de Medicina da Universidade de Rochester, descreve como o papel da amamentação evoluiu através dos séculos. Alan Lucas, da Universidade de Londres, apresenta uma avaliação crítica dos três principais paradigmas da amamentação, baixe o conteúdo na íntegra.
Olle Hernell, da Universidade de Umeå, analisou as evidências clínicas do papel dos concentrados de MFGM e seus desfechos nos lactentes alimentados com fórmula infantil. Norbert Sprenger, do Nestlé Research Center, focou no terceiro maior componente sólido do leite materno: os oligossacarídeos do leite humano (HMOs, na sigla em inglês), confira o conteúdo na íntegra baixando o arquivo.