NNIW100

Moldando o futuro através da Nutrição

Em Setembro de 2023, o Nestlé Nutrition Institute realizou o seu 100º Workshop com o tema MOLDANDO O FUTURO ATRAVÉS NUTRIÇÃO. As sessões ficaram gravadas e foram lideradas pelos principais professores, pesquisadores e especialistas do mundo, o qual discutem as últimas novidades em Nutrição Materno-Infantil e o impacto da dieta no desenvolvimento infantil e até na saúde a longo prazo, bem como os desafios atuais para um futuro sustentável.

Entrevistas

Dra-Adriana-Graziano-O-que-pode-impactar-o-desenvolvimento-cerebral-e-cognitivo.jpg

Dra. Adriana Graziano - O que pode impactar o desenvolvimento cerebral e cognitivo

Dra-Alessandra-Guerra-Dietas-vegetarianas-sao-seguras-na-infancia.jpg

Dra. Alessandra Guerra - Dietas vegetarianas são seguras na infância

Dra.Elza Mello - Desnutrição e Obesidade tem algo em comum

Dra.Elza Mello - Desnutrição e Obesidade tem algo em comum

Dra. Erica Mariano - Importância da Nutrição antes da Concepção

Dra. Erica Mariano - Importância da Nutrição antes da Concepção

Dra. Monica Assunção - Dietas Sustentáveis e a saúde humana e do planeta

Dra. Monica Assunção - Dietas Sustentáveis e a saúde humana e do planeta

Dra. Monica Assunção - Paladar e Textura Comportamento alimentar das crianças

Dra. Monica Assunção - Paladar e Textura Comportamento alimentar das crianças

Vídeos

Eslam-ElBaroudy

Estratégias para desenvolver um hábito alimentar balanceado, Eslam ElBaroudy

Os relatos de dificuldade de alimentação entre crianças são bastante altos em todo o mundo. Enquanto a alimentação envolve principalmente a criança sozinha, a alimentação inclui a interação entre a criança e o cuidador. As consequências decorrentes desse problema estão relacionadas à limitada ingestão e variedade de alimentos que, posteriormente, levam a deficiências nutricionais, problemas físicos, comportamentais, emocionais, cognitivos e de desenvolvimento. Existem vários fatores parentais e culturais que podem afetar a alimentação adequada. Assim, todos os aspectos devem ser considerados para o avanço de hábitos alimentares saudáveis e prevenção de deficiências nutricionais.

Elizabeth George Jacob

Fome oculta em “dietas saudáveis”, Elizabeth George Jacob

A alimentação de uma criança durante o período da introdução alimentar pode ser determinada por vários fatores, incluindo alimentos adequados, práticas de alimentação complementar e serviços de nutrição. Esses determinantes são modelados por fatores específicos do contexto, conhecidos como drivers. Tanto os determinantes quanto os impulsionadores da alimentação das crianças influenciam sua capacidade de desfrutar de alimentos nutritivos, seguros, acessíveis e sustentáveis para o crescimento e desenvolvimento. Ou seja uma alimentação saudável começa com o aleitamento materno exclusivo e estabelece as bases para vantagens da saúde a longo prazo, incluindo a redução do risco de obesidade ou doenças não transmissíveis.

A-saude-de-uma-crianca-inicia-antes-da-concepcao-Dhiao-Yng-Chan.jpg

A saúde de uma criança inicia antes da concepção, Dhiao Yng Chan

Os eventos precoces da vida têm sido reconhecidos como moduladores da saúde e o bem-estar futuros de um indivíduo. Há hipóteses que a exposição mais precoce a fatores ambientais tem maior impacto em desfechos futuros. Mudanças mínimas desde o início da vida podem levar a consequências significativas no futuro, com mecanismos epigenéticos desempenhando um papel fundamental. Além da composição genética, tanto o estilo de vida materno quanto o paterno antes da gravidez têm influência significativa no ambiente inicial de um bebê em crescimento. O NiPPeR (Nutritional Intervention Preconception and During Pregnancy to Maintain Healthy Glucose Metabolism and Offspring Health) investigou os efeitos de uma formulação nutricional contendo mioinositol, probióticos e múltiplos micronutrientes (intervenção), comparada com um suplemento padrão de micronutrientes (controle), desde a pré-concepção e durante toda a gestação. Embora tenha resultado apenas em pequenas mudanças no estado de saúde materna, também mostra o potencial de impactar tremendamente a formação da saúde a longo prazo de um indivíduo e a construção de resiliência contra doenças crônicas não transmissíveis