Insatisfação corporal e transtornos alimentares em adolescentes

4 min leitura /
Benefício da nutrição no manejo de doenças Crescimento e Desenvolvimento Desnutrição
Insatisfação corporal e transtornos alimentares em adolescentes (publications)

Dra. Lígia de Fátima Nobrega ReatoEntende-se Imagem Corporal (IC) como o retrato mental que se faz do próprio corpo físico e sabe-se que ela é tão forte a ponto de modificar aquilo que se vê no espelho.

Na adolescência, a Imagem Corporal assume uma importância particular, decorrente do intenso processo de crescimento e desenvolvimento que caracteriza esse período de vida.

Dessa forma, é comum a ocorrência de insatisfação corporal em adolescentes, levando à adoção de comportamentos de risco que podem evoluir para a instalação de transtornos alimentares.

Com o objetivo de identificar a presença de insatisfação corporal e comportamentos favoráveis ao desenvolvimento de transtornos alimentares, foi realizada pesquisa entre adolescentes de uma escola pública de Juiz de Fora, Minas Gerais.

O estudo analisou os dados obtidos de 170 adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, que foram avaliados quanto ao estado nutricional com base no índice de massa corpórea (IMC). A insatisfação corporal e os comportamentos de risco foram identificados por meio de questionários validados e autoaplicáveis (BSQ, BITE e EAT-26).

Apesar de a maior parte da amostra ser eutrófica, 21,8% dos meninos e 39,3% das meninas informaram padrão alimentar não usual. Do total, 35,7% dos meninos e 25,43% das meninas relataram algum grau de insatisfação corporal, sendo que 24,3% das meninas e 8,9% dos meninos costumavam fazer dietas para emagrecer. Além disso, 74,8% das meninas e 42,9% dos meninos referiram desejo de ser mais magros. Aproximadamente 16% das adolescentes apresentavam sintomas de anorexia nervosa.

Os resultados desta e de outras pesquisas corroboram a necessidade de implementação de ações educativas que visem trabalhar a insatisfação corporal e a prevenção de transtornos alimentares que podem trazer sérias consequências à saúde física e mental de adolescentes e jovens.

Veja mais detalhes em: www.adolec.br – BVS Adolec Brasil

Artigo de referência:

Pereira PML, Carmo CC, Cândido APC. Identificação da insatisfação corporal e comportamentos favoráveis ao desenvolvimento de transtornos alimentares em adolescentes de uma escola pública. Adolesc & Saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 4, p. 33-40, out/dez 2013.