Atualizações sobre vitamina D

5 min leitura /
Crescimento e Desenvolvimento Desnutrição
Atualizações sobre vitamina D (publications)

Dra. Virgínia Resende Silva Weffort.Nos últimos 12 anos, muito se tem discutido sobre o uso da vitamina D, não só para prevenção do raquitismo, da osteomalácia e da osteoporose (funções consideradas “antigas” ou clássicas, relativas a sua atividade na regulação do metabolismo de fósforo-cálcio) como também para as funções “atuais” ou não clássicas, decorrentes da descoberta de novos receptores da vitamina com funções fora do sistema musculoesquelético, como manutenção da imunidade inata e prevenção de doenças tais como diabetes mellitus tipo 1, asma, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, passando a ser considerada como pró-hormônio.

É importante assegurar também a ingestão adequada de cálcio para que a vitamina D tenha uma função metabólica satisfatória, sabendo-se que a atividade biológica de 1 µg de vitamina D é equivalente a 40 UI.

Com base nas evidências científicas atuais sobre os papéis do cálcio e da vitamina D na saúde humana, o Institute of Medicine (IOM) publicou, em 2011, as novas exigências de cálcio e vitamina D para adultos e crianças.

Quando a exposição solar for incerta, recomenda-se a profilaxia medicamentosa com 400 UI de vitamina D, diariamente, por via oral, inclusive para as crianças em aleitamento materno de até 18 meses. Para as outras faixas etárias preconizam-se 600 UI por dia. Nos adolescentes, para a prevenção da osteopenia e da osteoporose na vida adulta, é importante corrigir a ingestão de cálcio caso esteja inferior ao índice normal.

Alguns medicamentos, como anticonvulsivantes, glicocorticoides, antifúngicos (cetoconazol) e antirretrovirais podem interferir no aproveitamento da vitamina, sendo recomendado aumentar a dose. Também deve ser verificada a existência de hiperparatireoidismo, hipotireoidismo, ingestão excessiva de cafeína e refrigerantes contendo cola, sedentarismo.

Quando se prescrever a vitamina D, deve-se verificar o uso de alimentos enriquecidos com a vitamina (suplementos, fórmulas, cereais, alimentos), para não ultrapassar a dose máxima recomendada.

Bibliografia

Abrams SA. Dietary Guidelines for Calcium and Vitamin D: A New Era. Pediatrics 2011;127(3);566-568.

Ross AC, Taylor CL, Yaktine AL, Del Valle HB, eds.; Committee to Review Dietary Reference Intakes for Vitamin D and Calcium. Institute of Medicine of the National Academies. Dietary Reference Intakes for Calcium and Vitamin D. The National Academies Press. Washington D.C., 2011.

Veja mais detalhes em:

http://www.pediatrics.org/cgi/content/full/127/3/566

http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=13050

Mensagem newsletter

A vitamina D, com suas funções clássicas e não clássicas, tem sido objeto de vários estudos e com isto foram identificadas novas recomendações dietéticas diárias (DRI) para adultos e crianças.

Titulação Newsletter: Professora Adjunta de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, em Uberaba.