Como bebês nascidos de cesariana podem ser tratados com transplantes de microbiota fecal materna.

3 min leitura /
Microbiota Intestinal

Um estudo de conceito, publicado em outubro de 2020 por Katri Korpela et al. na Finlândia, mostra que o transplante de microbiota fecal da mãe pode ajudar a corrigir rapidamente o desenvolvimento microbiano em bebês nascidos de cesariana (CS).

A transferência vertical de bactérias intestinais de uma mãe para seu bebê recém-nascido é uma característica fundamental do parto vaginal, que molda o desenvolvimento da microbiota intestinal da criança. Este processo de transferência bacteriana é interrompido quando um bebê nasce por cesariana, e diferenças foram observadas na microbiota intestinal de bebês nascidos de CS em comparação com aqueles nascidos de parto normal.

Embora as implicações desses desequilíbrios microbianos para a saúde não sejam totalmente compreendidas, estudos em animais indicam que a microbiota intestinal pode influenciar a programação epigenética, o desenvolvimento do sistema imunológico, o crescimento e o metabolismo energético. Com a taxa de natalidade por cesariana aumentando globalmente, isso pode ter implicações de longo prazo para a saúde de bebês nascidos com CS.

O estudo finlandês realizou transplante de microbiota fecal materna (FMT), administrado por via oral a sete recém-nascidos nascidos de CS em sua primeira alimentação com leite humano. Amostras fecais desses sete bebês foram comparadas com amostras de outros 82 bebês nascidos de parto normal e de CS, todos amamentados e semelhantes em peso médio ao nascer, peso aos 3 meses ou ganho de peso em 3 meses.

A análise das amostras fecais dos recém-nascidos revelou que, durante os primeiros dias de vida, o desenvolvimento da microbiota dos bebês tratados com FMT diferia dos bebês nascidos de parto normal. De sete dias em diante, no entanto, os bebês tratados com FMT tinham uma microbiota semelhante a bebês nascidos de parto normal e diferente de bebês nascidos de CS não tratados.

As espécies Bacteroide e bifidobacteriana foram encontradas na microbiota de bebês nascidos com SC e tratados com FMT, mas estavam ausentes na microbiota de bebês nascidos com SC não tratados.

Os resultados também foram comparados aos dados da microbiota de estudos experimentais anteriores, onde bebês nascidos com CS foram tratados com esfregaços vaginais em um esforço para replicar a transferência bacteriana materna. Esses estudos mostraram que o esfregaço vaginal não ajudou a restaurar a microbiota de bebês nascidos com CS, mas o tratamento FMT materno sim.

Essas descobertas promissoras indicam que a FMT materna pode fornecer o primeiro método seguro e eficaz para restaurar o equilíbrio da microbiota em lactentes nascidos por cesariana.

Referência: Korpela et al. O transplante de microbiota fecal materna em bebês nascidos por cesariana restaura rapidamente o desenvolvimento microbiano normal: um estudo de prova de conceito. Cell 183. 2020; 324-334.

Saiba mais: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33007265/