HMOs e a influência no crescimento infantil e na composição corporal durante os primeiros 4 meses de lactação

2 min leitura /
Nutrição, Saúde e Bem estar Crescimento e Desenvolvimento
HMOs e a influência no crescimento infantil e na composição corporal durante os primeiros 4 meses de lactaçãoHMOs e a influência no crescimento infantil e na composição corporal durante os primeiros 4 meses de lactação (news)

O período entre a concepção e os primeiros 2 anos de vida é crítico para o crescimento e desenvolvimento humano. O crescimento infantil pode ser afetado por diversos fatores ambientais, genéticos, epigenéticos, metabólicos e microbianos.

Crianças desnutridas apresentam uma microbiota intestinal anormal, o que levou alguns a concluir que uma microbiota interrompida pode prejudicar o crescimento pós-natal normal e afetar o estado nutricional.

O leite materno fornece uma nutrição ideal para o lactente em crescimento e é rico em componentes bioativos que contribuem para uma microbiota intestinal benéfica, incluindo os Oligossacarídeos do Leite Humano (HMOs). Existem algumas associações entre HMOs isolados e resultados de crescimento infantil, pelo menos em populações saudáveis em crescimento. Certos grupos de HMOs, como os sializados, podem estar associados à adiposidade ou ganho de peso durante os primeiros meses de lactação.

O presente estudo contribui para a nossa compreensão dos possíveis significados fisiológicos das variações composicionais do leite materno, HMOs para lactentes amamentados, nascidos a termo e em crescimento geralmente saudáveis. Este é um grande estudo de coorte que envolveu 322 pares mãe-bebê de 7 países europeus, diferentes níveis de HMOs no leite materno, especialmente de HMOs fucosilados, como 2'FL, não correlacionam ou predizem o crescimento infantil e a composição corporal durante os primeiros 4 meses de lactação.

Este estudo fornece uma investigação abrangente das associações entre todos os principais HMOs e o crescimento e adiposidade infantil, incluindo 7 pontos no tempo.

HMOs podem modular o risco de doença metabólica futura.

Futuros estudos populacionais precisam abordar o papel de grupos específicos de HMOs no contexto da saúde e da doença para compreender o impacto a longo prazo.

Binia, A., Lavalle, L., Chen, C. et al. Human milk oligosaccharides, infant growth, and adiposity over the first 4 months of lactation. Pediatr Res (2021).

 

https://doi.org/10.1038/s41390-020-01328-y