Como o consumo de cereal infantil com probiótico impacta positivamente na microbiota intestinal das crianças?

1 min leitura /
Nutrição, Saúde e Bem estar

O período da primeira infância é muito importante e reflete na vida adulta do indivíduo. O equilíbrio da microbiota infantil, que consiste em uma colônia de bactérias pode ser regulada de forma a levar benefícios e pode ser uma grande aliada para prevenção de doenças. 

A microbiota auxilia na imunologia, fisiologia e em processos metabólicos do corpo humano e tem grande impacto se dada a devida atenção dentro os primeiros 1000 dias de vida. Dentre alguns fatores de modulação podemos destacar a alimentação infantil e materna, o tipo de parto e o consumo de probióticos e prebióticos. 

Este estudo fornece informações sobre o tema cereais com probióticos (Bifidobacterium animalis ssp. Lactis BB-12®), utilizando o Simulador de Ecossistema Microbiano Intestinal Humano (SHIME®), foi estudado em 3 crianças entre 2-3 anos e mostra o impacto positivo do seu consumo como proliferação de bactérias lácticas e a produção de ácido butírico, importante ácido graxo para a saúde intestinal.

Confira o artigo na integra em: Probiotic infant cereal improves children’s gut microbiota: Insights using the Simulator of Human Intestinal Microbial Ecosystem (SHIME®) - ScienceDirect