Manutenção de microbiomas: uma boa saúde intestinal pode combater o COVID-19

3 min leitura /
Manutenção de microbiomas: uma boa saúde intestinal pode combater o COVID-19Manutenção de microbiomas: uma boa saúde intestinal pode combater o COVID-19 (news)

Um microbioma intestinal saudável é crucial na preparação de uma resposta ao coronavírus, diz um especialista em saúde pública, que também detalha seu papel na prevenção de reações imunológicas excessivas que podem danificar os pulmões.

O professor Tim Spector destaca pesquisas recentes que mostram o papel do microbioma intestinal na resposta imune do corpo à infecção, bem como seu papel na prevenção não apenas de danos nos pulmões, mas também em outros órgãos vitais.

"Essas respostas imunes excessivas podem causar insuficiência respiratória e morte", diz o professor Spector, que trabalha como epidemiologista genético no King's College London.

"É também por isso que devemos falar sobre" apoiar "em vez de" impulsionar "o sistema imunológico, pois uma resposta imune hiperativa pode ser tão arriscada quanto uma resposta hipoativa."

Microbioma e inflamação

Escrevendo no “The Conversation”, o professor Spector diz que, embora os detalhes mais refinados do microbioma intestinal e as interações do sistema imunológico não sejam totalmente compreendidos, pode haver um vínculo entre a composição do microbioma e a inflamação - um dos traços da resposta imune.

Ele também ressalta que as bactérias intestinais produzem muitos produtos químicos benéficos e também ativam a vitamina A nos alimentos, o que ajuda a regular o sistema imunológico.

Aqui, os cientistas descobriram que o microbioma intestinal parecia regular o sistema imunológico do hospedeiro, de modo que, em vez de o sistema de defesa atacar bactérias úteis, as bactérias poderiam coexistir pacificamente com o sistema imunológico.

A equipe descobriu que as bactérias moderavam os níveis ativos de vitamina A no intestino, protegendo o microbioma de uma resposta imune hiperativa.

O professor Spector também pensa que, em vez de tomar suplementos, que alegam "impulsionar seu sistema imunológico" sem boas evidências científicas, os alimentos que você come têm um grande impacto na variedade e no tipo de micróbios no intestino.

"Um microbioma diversificado é um microbioma saudável, contendo muitas espécies diferentes que desempenham seu papel em imunidade e saúde", acrescenta ele.

"A diversidade de microbiomas diminui à medida que você envelhece, o que pode ajudar a explicar algumas das mudanças relacionadas à idade que vemos nas respostas imunológicas, por isso é ainda mais necessário manter um microbioma saudável ao longo da vida".

Fortalecendo o sistema imunológico

Com a notícia de que a vacina COVID-19 não é esperada por cerca de um ano, as pessoas estão buscando aumentar as defesas internas, fortalecendo o sistema imunológico.

O professor Spector escreve que a melhor maneira de aumentar a diversidade de microbiomas é comer uma grande variedade de alimentos ricos em fibras e vegetais, como os encontrados em uma dieta mediterrânea.

Também é útil o consumo de iogurte natural e queijos artesanais, que contêm micróbios vivos (probióticos).

Outra fonte de probióticos naturais são bactérias e bebidas ricas em leveduras, como kefir (leite fermentado) ou kombucha (chá fermentado).

Alimentos fermentados à base de vegetais, como o kimchi coreano (e o chucrute alemão) são outras boas opções..

"Quer você esteja comprando para si mesmo, sua família, parentes ou amigos idosos, a escolha de alimentos que sustentem um microbioma intestinal saudável é muito mais importante do que estocar papel higiênico", diz o professor Spector.

“Gerenciar sua saúde mental, permanecer fisicamente ativo e dormir o suficiente também ajudará a manter seu sistema imunológico em boa forma. E não se esqueça de lavar as mãos!"

 Link: https://www.nutraingredients.com/Article/2020/03/23/Microbiome-maintenance-Good-gut-health-could-tackle-COVID-19