HMOs para uso em saúde materna e pré-natal? Estudo descobre presença no líquido amniótico

5 min leitura /
Nutrição, Saúde e Bem estar Prematuridade Crescimento e Desenvolvimento
HMOs para uso em saúde materna e pré-natal? Estudo descobre presença no líquido amniótico (news)

Os oligossacarídeos do leite humano (HMOs) foram identificados no líquido amniótico pela primeira vez, o que significa que os fetos são expostos aos compostos no útero. Pesquisas anteriores haviam encontrado HMOs na urina e no sangue materno durante a gravidez, mas essas novas descobertas - publicadas no Frontiers in Pediatrics - abrem um campo totalmente novo de pesquisa, observam os especialistas. Ao expandir o foco para além das aplicações pós-natal, as oportunidades de P&D são apresentadas para o mercado de fórmulas infantis. Os HMOs podem ter potencial para serem adicionados a fórmulas pós-alta para lactentes nascidos prematuramente, por exemplo.

HMOs são carboidratos complexos que são altamente abundantes no leite humano. Dois dos mais de 15 HMOs identificados no leite humano são aprovados para uso em fórmulas infantis na UE e nos EUA. Um número crescente de fornecedores está apresentando HMOs para uso em fórmulas infantis para imitar a complexidade do leite materno, incluindo FrieslandCampina DOMO, Jennewein Biotechnologie, BASF e DuPont.

Realizado na Universidade da Califórnia, em San Diego, e aprovado pelo Conselho de Revisão Institucional da Universidade, o estudo incluiu 48 mulheres grávidas. Os pesquisadores estudaram as amostras de urina pré-parto das participantes, seu líquido amniótico durante a cesariana planejada ou após a ruptura espontânea da membrana, bem como o leite materno quatro dias após o nascimento.

Os cientistas descobriram que vários HMOs, incluindo 2'-fucosilactose, 3-fucosilactose, difucosilactose e 6'-sialilactose, estão presentes no líquido amniótico. Até hoje, a 2′-fucosilactose é uma das duas HMOs atualmente disponíveis comercialmente.

O que isso significa para a indústria de nutrição infantil?
HMOs no líquido amniótico podem atuar como prebióticos e contribuir para moldar o microbioma do líquido amniótico, além de estabelecer o cenário para o desenvolvimento do microbioma infantil pós-parto, o que pode influenciar a saúde ao longo da vida e o risco de doenças. HMOs na urina materna e no líquido amniótico também podem servir como antimicrobianos e anti-adesivos e ajudar a combater infecções e inflamações. Isso reduz o risco de corioamnionite e parto prematuro, explicam os pesquisadores.

Até agora, a pesquisa de HMOs concentrou-se nos efeitos dos compostos no período pós-natal, mas com esse achado as áreas de pesquisa poderiam se expandir para a saúde pré-natal e materna também.

"Se os HMOs estiverem presentes no líquido amniótico e pesquisas futuras mostrarem que elas afetam a saúde no período pré-natal e / ou pós-natal, faria sentido adicionar HMOs a fórmulas pré-termo, fortificantes de leite humano e fórmulas pós-alta para lactentes nascidos prematuramente", Sandra Einerhand, Fundadora da Einerhand Science & Innovation BV, diz ao NutritionInsight.

No caso da dieta materna afetar sua composição no líquido amniótico e, subsequentemente, afetar a saúde da mãe ou do lactente, os HMOs também podem ser adicionados a produtos para mulheres grávidas e lactantes. "É claro que tudo depende do resultado de pesquisas futuras", enfatiza.

Enquanto isso, essa pesquisa também poderia preparar o caminho para a utilização de HMOs no líquido amniótico como marcador de risco de parto prematuro.

HMOs: P&D  em uma plataforma ocupada

Embora o leite materno seja a maneira mais nutritiva e aconselhável de alimentar um lactente nos primeiros seis meses de vida, como aconselhado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), existem situações que exigem substitutos do leite materno de boa qualidade.

A plataforma de HMO está cada vez mais ocupada com investimento e pesquisa. Neste espaço, a importância do microbioma e o papel dos HMOs em melhorar sua saúde é um foco emergente. Um estudo de outubro de 2018 observou que o desenvolvimento de um microbioma saudável depende dos primeiros dois anos e meio de vida, com o Bifidobacterium - abundante no leite materno - moldando um intestino saudável.

Em um movimento que poderia acelerar e agilizar o progresso, a Jennewein Biotechnologie e o Grupo Industrial Yili da Mongólia Interior (Yili Group), empresa líder de lácteos da China, assinaram um Memorando de Entendimento sobre a pesquisa do microbioma infantil e HMOs. Seu objetivo será desenvolver uma fórmula infantil inovadora e produtos lácteos especificamente adaptados ao mercado chinês - o maior mercado mundial de alimentos para lactentes.

Sob o acordo, a Jennewein Biotechnologie fornecerá os HMOs e contribuirá com a expertise em HMO e microbiomas, enquanto o Yili Group complementará "a cooperação frutífera com seu amplo e profundo conhecimento sobre a composição do leite humano e o microbioma, em particular na população chinesa", e sua especialização no desenvolvimento de fórmulas infantis e produtos lácteos para o mercado chinês ", diz a Dra. Hue-Tran Hornig-Do, que lida com a Comunicação Científica da Jennewein, ao NutritionInsight.

Em outras colaborações microbianas, a BASF e a Universidade da Califórnia Davis (UC Davis) firmaram uma parceria estratégica em 2018, com o objetivo final de explorar o eixo intestino-cérebro, desenvolvendo e validando moléculas HMO de segunda geração como compostos bioativos potentes.

 Link: https://www.nutritioninsight.com/news/hmos-in-maternal-and-prenatal-applications-study-uncovers-presence-in-amniotic-fluid.html