Obesidade precoce afeta a aprendizagem e a memória das crianças, sugere estudo

6 min leitura /
Obesidade precoce afeta a aprendizagem e a memória das crianças, sugere estudo (news)

Um novo estudo realizado por epidemiologistas da Universidade de Brown descobriu que as crianças no limiar da obesidade ou sobrepeso nos primeiros dois anos de vida tinham menor raciocínio perceptivo e escores de memória de trabalho do que crianças magras quando testadas com idades entre cinco e oito anos. O estudo também indicou que os escores de QI podem ser menores para crianças com maior peso.

A obesidade, que pode desregular os hormônios que atuam em várias regiões do cérebro, está associada à menor cognição em adultos, disseram os pesquisadores. Mas até agora, apesar da crescente prevalência da obesidade infantil, tem havido escassa pesquisa sobre se o status do peso afeta o modo como as crianças aprendem, lembram-se das informações e gerenciam atenção e impulsos.

"Os primeiros anos de vida são críticos para o desenvolvimento da cognição, e investigamos se a adiposidade precoce tem um impacto sobre as habilidades cognitivas mais tarde na vida", disse Nan Li, autora e pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Epidemiologia de Brown e trabalhou com o membro do corpo docente Joseph Braun no estudo.

Para o estudo, publicado na edição de junho da Obesity, Li, Braun e seus coautores concentraram-se em um grupo de crianças cujo peso, em relação à sua altura ou comprimento, era conhecido aos 1 e / ou 2 anos de idade, e que mais tarde foi submetido a um estudo e uma série de testes cognitivos.

Essas crianças faziam parte do estudo de Saúde e Medidas do Meio Ambiente em Cincinnati, que primeiro matriculou gestantes de 2003 a 2006 e acompanhou seus filhos em seus primeiros anos de vida. Além de ser medida para peso e altura nos primeiros dois anos de vida, cada criança foi acompanhada ao longo do tempo por meio de visitas domiciliares por pessoal treinado. Cada criança participou de pelo menos uma medida de suas habilidades cognitivas aos cinco ou oito anos de idade.

Estado do peso

Ao medir o peso com um score de peso por altura, recomendado pela Organização Mundial de Saúde, o estudo de Li e Braun evitou problemas associados a estudos anteriores que acompanharam o crescimento rápido ou o ganho de peso. Algumas crianças que ganham peso podem crescer rapidamente, mas serem magras, enquanto outras crianças podem ter um status consistente de sobrepeso / obesidade, mas não podem ser classificadas como tendo crescimento rápido. Por outro lado, avaliar o estado do peso observando o peso em relação à altura mede o tecido adiposo. Os pesquisadores queriam estudar o impacto da adiposidade precoce na neurodesenvolvimento em crianças.

O desenho do estudo também permitiu que eles capturassem o status de peso durante um período de tempo em que o cérebro está desenvolvendo vias neurológicas que influenciam o desempenho e o funcionamento.

Isso significa que os pesquisadores poderiam determinar se uma alta relação peso-altura levava a dificuldades cognitivas, e não o contrário. Em alguns estudos anteriores, é difícil saber se o excesso de peso é resultado de uma cognição menor, disseram os autores. Uma função cognitiva baixa e pré existente poderia ser a raiz, e não o resultado, da obesidade em crianças, porque essas crianças podem não ter sido capazes de limitar sua ingestão calórica ou obter muita atividade física.

Como havia um número limitado de crianças no estudo que estavam com sobrepeso ou obesas, disse Li, os pesquisadores agruparam os participantes em duas categorias: magras e não magras. O grupo não-magro incluiu algumas crianças com sobrepeso e obesidade e outras que estavam se aproximando do limiar de estarem com sobrepeso ou obesidade.

"Estávamos particularmente interessados nas crianças que estavam em grande risco de estar com sobrepeso ou obesidade", disse Li. Os pesquisadores queriam explorar se as crianças em risco tinham scores menores nos testes cognitivos em comparação com crianças magras, disse ela.

Testes cognitivos

As crianças do estudo fizeram uma série de testes que avaliaram suas habilidades cognitivas gerais, memória, atenção e impulsividade, de acordo com o estudo.

Um conjunto de testes mediu as habilidades intelectuais gerais das crianças, incluindo habilidades verbais e habilidades organizacionais. Um conjunto de tarefas computadorizadas avaliou a atenção, a impulsividade e o controle executivo das crianças, e um jogo de labirinto testou a memória visual-espacial das crianças. Um teste de sequenciamento avaliou a memória de trabalho, e outro conjunto de testes avaliou o raciocínio perceptivo.

Os pesquisadores descobriram que o status de peso não pareceu afetar o desempenho em alguns dos testes, mas teve três impactos significativos.

"O excesso de adiposidade precoce foi associado com QI mais baixo, raciocínio perceptivo e escores de memória de trabalho na idade escolar", disse Li.

O QI refere-se às habilidades cognitivas gerais, enquanto a memória de trabalho se enquadra no domínio da função executiva, que os autores descreveram no artigo como o conjunto de processos cognitivos auto regulatórios que auxiliam no gerenciamento de pensamentos, emoções e comportamentos direcionados a objetivos.

"A função executiva está associada ao sucesso acadêmico em crianças e é fundamental para a saúde física e o sucesso ao longo da vida", escreveram os autores.

Os testes de raciocínio perceptivo, de acordo com Li, "avaliam a capacidade das crianças de examinar um problema, basear-se em habilidades visuo-motoras e visuo-espaciais, organizar seus pensamentos, criar soluções e então testar essas soluções".

Os autores escreveram que há uma série de mecanismos biológicos pelos quais a adiposidade precoce pode afetar o neurodesenvolvimento, incluindo citocinas pró-inflamatórias que ativam vias inflamatórias em crianças e adultos. A inflamação sistemática pode afetar várias regiões cerebrais relevantes para as habilidades cognitivas e mostrou afetar adversamente a aprendizagem espacial e a memória em roedores, de acordo com o estudo. E a desregulação dos hormônios que atuam nas regiões do cérebro, incluindo o hipotálamo, o córtex pré-frontal e o hipocampo, pode afetar negativamente a cognição.

Os autores apontaram que o tamanho da amostra de seu estudo era limitado e que mais estudos deveriam ser realizados para confirmar seus achados. Trabalhos futuros também poderiam investigar o impacto do status de peso no início da vida no desempenho escolar, diagnósticos de transtorno de déficit de atenção / hiperatividade e uso de educação especial.

Nan Likimberly Yoltonbruce P. Lanphearaimin Chenheidi J. Kalkwarf joseph M. Braun. Impacto do status de peso no início da vida nas habilidades cognitivas em crianças. Obesidade, 2018

Links: https://www.sciencedaily.com/releases/2018/05/180523145950.htm