Estudo relaciona níveis de luteína a um QI mais elevado

4 min leitura /
Estudo relaciona níveis de luteína a um QI mais elevado (news)

A densidade ótica do pigmento mácula superior (MPOD) - uma medida dos níveis de luteína no olho e no cérebro - está associada a níveis mais altos de QI, diz um novo estudo. Dados de 114 pessoas com sobrepeso e obesas revelaram que o MPOD mais alto era um fator independente de QI e inteligência fluida, de acordo com um novo artigo publicado na revista Nutrients por cientistas da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

"Nós demonstramos essas relações entre os indivíduos com sobrepeso e obesidade, conhecidos por estar em risco de menor status de MPOD", escreveram eles. "Dado que o excesso de massa gorda também tem sido relacionado à pior função cognitiva e saúde do cérebro, a descoberta de que o MPOD foi positivamente relacionado à inteligência fornece uma oportunidade potencial para combater o comprometimento cognitivo relacionado à obesidade usando abordagens dietéticas".

Luteína e saúde cerebral

A ligação entre a luteína e a saúde ocular foi relatada pela primeira vez em 1994 pela Dra. Johanna Seddon e seus colegas da Universidade de Harvard, que encontraram uma ligação entre a ingestão de alimentos ricos em carotenoides, particularmente vegetais de folhas verdes escuras como espinafre e uma redução significativa em degeneração macular relacionada com a idade (AMD) (JAMA, Vol. 272, pp. 1413-1420).

Numerosos estudos com dados de primatas, crianças, pessoas de meia-idade e idosos agora apoiam a importância da luteína na saúde do cérebro, o que não é surpreendente, uma vez que os olhos e o cérebro estão conectados.

De fato, descobertas recentes de estudos do tecido cerebral pediátrico mostraram que cerca de 60% do total de carotenoides no tecido cerebral pediátrico é luteína, e ainda dados da NHANES mostram que a luteína é apenas cerca de 12% dos carotenóides nas dietas, então há um preferência por luteína no cérebro (Vishwanathan et ai. J Pediatr Gastroenterol Nutr. 2014).

Um estudo de 2017 realizado por cientistas da Queens University em Belfast e do Macular Pigment Research Group no Instituto de Tecnologia de Waterford descobriu que níveis sanguíneos mais elevados de luteína e zeaxantina podem estar associados a melhor cognição, memória e função executiva (Journal of Gerontology, Series A)

"Embora muitos estudos nos últimos anos tenham vinculado maior MPOD com múltiplos aspectos da função cognitiva, para nosso conhecimento, este é o primeiro estudo a examinar a influência da adiposidade, xantofilas maculares e suas implicações para habilidades cognitivas entre indivíduos com sobrepeso e obesidade”, escreveu os autores do novo artigo sobre Nutrientes.

“Além disso, o grau em que as xantofilas maculares contribuem para as habilidades intelectuais não foi investigado diretamente. O status de MPOD superior na amostra atual estava relacionado à inteligência geral mais alta, conforme indicado pelo QI ”.

Detalhes do estudo

Liderados por Naiman Khan, PhD, RD, os cientistas da UIUC avaliaram o consumo de luteína e zeaxantina, e a inteligência (usando o Kaufman Brief Intelligence Test-2) em 114 pessoas com sobrepeso e obesas com idades entre 25 e 45 anos.

Os resultados mostraram que o MPOD foi inversamente relacionado à porcentagem de gordura de uma pessoa, e também foi positivamente associado ao QI e inteligência fluida, que é a nossa capacidade de resolver problemas em situações novas, e pensar de forma criativa e flexível em resposta a desafios cotidianos. Por outro lado, não foram observadas associações significativas entre MPOD e inteligência cristalizada, que é a capacidade de recuperar e utilizar informações adquiridas ao longo da vida.

“Uma das novas implicações do presente trabalho é que ele demonstra que as implicações positivas das xantofilas maculares para habilidades intelectuais são evidentes mesmo entre adultos com sobrepeso e obesidade ou indivíduos com maior risco de apresentarem bom status de xantofila macular”, escreveram os pesquisadores.

Fonte: Nutrientes 2018, 10 (4), 396; doi: 10.3390 / nu10040396
“Xantofilas maculares estão relacionadas à habilidade intelectual entre adultos com excesso de peso e obesidade”
Autores: N.A. Khan, et al.

Links : https://www.nutraingredients.com/Article/2018/03/30/Study-links-lutein-levels-to-higher-IQ